Como os tecidos respiráveis podem ajudar no desempenho do esporte

Tecidos respiráveis são um exemplo de tecnologia que tem ajudado Atletas a atingir seu máximo desempenho esportivo. Afinal, para correr na Areia ou para escalar montanhas com exposição ao sol, as peças de roupa fazem a diferença.

Você já havia percebido isso ou nunca se perguntou o quanto o vestuário interfere na performance? Mais ainda, havia considerado como uma escolha tão comum acerca do que vestir pode mudar seus resultados? 

Essas e outras questões vão ser respondidas neste conteúdo. Tem interesse no assunto? Confira!

Como a roupa interfere no desempenho durante a prática esportiva?

A base da prática esportiva é o movimento, certo? Assim, esse é o primeiro aspecto em que a roupa interfere. Quando o que você veste não é o ideal, o exercício não é bem feito e, portanto, não gera os resultados esperados. Em termos de desempenho, essa situação atrapalha tanto a precisão quanto a velocidade da ação.

Outro exemplo de consequência negativa do uso de peças inadequadas, que são desconfortáveis, apertadas e duras, é a redução da capacidade de circulação do sangue, diminuindo o condicionamento.

Além disso, se as roupas não conseguem absorver ou dispersar o suor adequadamente, o Atleta sente um incômodo pelo excesso de umidade, pelo aumento temperatura e por micoses decorrentes desse acúmulo, gerando mais dificuldades para a realização das atividades.

Como funciona a respirabilidade nas roupas?

A melhor Solução para não ficar molhado enquanto treina é o uso de peças em tecidos respiráveis. A respirabilidade é a característica que permite que o suor seja absorvido, levado para o lado externo da roupa e dispersado. Assim, a pele consegue respirar sem aquecer demais, melhorando o desempenho.

Por que a escolha dos tecidos respiráveis é importante?

Como visto, utilizar roupas em tecidos respiráveis durante a atividade física ajuda no desempenho de diversas formas, incluindo remover alguns incômodos e melhorar a sensação térmica.

Essa redução no calor também é favorecida pela leveza desses materiais, que ainda facilitam a execução do movimento e não contribuem para o desgaste físico. Aliás, a diminuição do esforço, que parte da combinação da eliminação da umidade excessiva na pele e do pouco peso do vestuário, é central para a performance esportiva.

Quais são os principais benefícios dos tecidos com essa tecnologia?

Tecidos respiráveis com tecnologias que ajudam a evaporar o suor combinam benefícios como conforto térmico, flexibilidade da fibra e durabilidade, para favorecer o desempenho durante as atividades físicas sem deixar de serem práticos.

Tais características não são afetadas pela intensidade dos treinos, nem pelo tempo de uso contínuo, gerando ainda mais vantagens para os Atletas que investem nisso em busca de uma boa performance.

Quais são as melhores roupas para a prática de exercícios físicos e esportes?

Na hora de escolher as roupas ideais para praticar esportes, alguns aspectos precisam ser levados em conta. A começar pela espessura do tecido. Os mais finos, incluindo os com tecnologia para evaporar o suor, são ideais não só por favorecer esse processo, como por ter um peso reduzido e garantir o controle térmico.

A elasticidade e a modelagem também são importantes para que as peças se encaixem no corpo sem prejudicar a ampla movimentação. Por fim, dependendo da atividade, a especificidade pode ser útil, já que exigem itens ou materiais próprios para certas situações e terrenos.

Pelo visto, a roupa utilizada nas atividades físicas e esportivas que, para alguns, é só detalhe, faz muita diferença. Dessa maneira, investir em tecidos respiráveis que auxiliam de diversos modos para os Atletas alcançarem seu melhor desempenho é importante.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais esportistas saibam o que vestir nessa hora!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube