Quais e quantos tipos de Areia existem? Saiba mais!

Aqueles que acham que só há um tipo de Areia estão enganados. Do mesmo modo, erra quem pensa que a Areia só é empregada na construção civil.

Existe uma infinidade de aplicações para a Areia, seja ela para Indústria, Construção Civil ou Lazer. É possível encontrar diversas modalidades esportivas que a utilizam para que os Atletas brilhem, por exemplo. Por isso, neste post, falaremos sobre os principais tipos de Areia.

Abordaremos as diferenças entre eles, seus diversos usos e suas características únicas. Além disso, mostraremos a melhor versão para ser utilizada em seu Piso de Areia dedicado aos esportes. Boa leitura!

Quais são os principais tipos de Areia?

O termo “Areia” é utilizado como um conceito granulométrico, resultante da fragmentação natural de rochas ao longo de milhões de anos. As Areias de sílica destinadas à construção civil — fina, média e grossa — são as mais comumente conhecidas pelo público em geral, mas existe diversas outras variações e aplicações para Areia.

Mesmo que tenha diversas variações (em termos de origem, composição mineral, granulometria, grau de pureza, coloração), a Areia é utilizada tanto na construção civil como nos esportes. Por isso, primeiro falaremos da Areia industrial e depois do produto dedicada à prática esportiva.

Areias industriais

As Areias industriais recebem suas denominações em função de suas aplicações na indústria, e são determinadas pelas suas características e propriedades, tais como:

  • pureza;
  • forma dos grãos;

Cada segmento industrial preza por características diferentes, que devem ser controladas durante todo o processo produtivo. Por exemplo, alguns mercados necessitam de alto controle da composição química, outros de rígido controle da distribuição granulométrica (tamanho dos grãos).

Já outros mercados prezam por um formato do grão que pode ser mais arredondado ou angular e assim por diante. Todas essas características são acordadas através das especificações, que mais atendem a determinados objetivos.

Areias para esportes

É importante destacar que cada uma das Areias tem características e funções específicas para as suas aplicações. No entanto, de maneira geral, a principal diferença entre elas está na escolha do minério ideal e no processo produtivo utilizado por cada empresa.

No caso das Areias para quadras, os cuidados devem ser maiores, uma vez o produto estará diretamente em contato com a pele dos Atletas, e interfere diretamente em seu conforto e performance.

Um outro detalhe é que não existe uma só Areia para esportes — e é por isso que o título desse tópico está no plural. Aquelas utilizadas no golfe, por exemplo, diferem das utilizadas para Pistas de Hipismo, Haras e Paddocks, que por sua vez se diferem dos outros esportes de areia como Beach Tennis, Futevôlei, Vôlei de Praia, uma vez que as características de composição do projeto são feitas de forma distinta.

Assim, cada tipo de Areia é usado para diferentes aplicações, obedecendo especificações e padrões de qualidade próprias de cada mercado.

Qual Areia tem mais qualidade?

Não existe um produto necessariamente melhor que o outro: a qualidade é alta quando a Areia atende aos requisitos para o qual o projeto foi feito.

O mais importante é saber se determinada Areia tem as características ideais para a aplicação a que se propõe e se possui um controle em seu processo de produção para garantir que essas características sejam realmente entregues.

No caso das areias para esportes, o critério de qualidade está diretamente relacionado à saúde do Atleta — conforto e performance.

Vale lembrar que por ser um material natural, o minério bruto se difere pela localidade de cada jazida e suas profundidades e camada que as Areias são extraídas do processo de produção a que são submetidas. Também é importante notar que a Areia é um recurso mineral pertencente à União. Sua extração depende de autorização e concessão a terceiros de minerar, mediante à previsão expressa das medidas compensatórias de danos causados ao meio ambiente. A extração ilegal de Areia pode configurar em crime contra a ordem econômica, pela usurpação de bem pertencente à União e crime sobre a lei ambiental por extrair recursos minerais sem a devida autorização ou licença. Fique ligado ao escolher seu fornecedor!

Quais tipos de Areia são utilizados nas quadras?

Pelo que vimos até o momento, já temos uma certeza: Areia não é tudo igual! Do mesmo modo, ela também não é utilizada apenas na construção civil ou na indústria. Com o tempo, foram surgindo diversos esportes e modalidades praticados na Areia, e os Atletas estão cada vez mais exigentes para as condições das quadras. 

Dessa forma, assim como utilizar a Areia de praia na obra não é uma boa ideia, jogar seu futevôlei ou beach tennis em qualquer tipo de Areia também não é recomendável. Aqueles que amam os esportes de Areia devem escolher um tipo apropriado, para garantir todo o conforto e evitar as tão indesejáveis lesões.

A escolha do tipo de Areia da quadra deve se basear, principalmente, na procedência do minério e nos cuidados envolvidos no processo de beneficiamento da Areia

[rock-convert-cta id=”739″]

Quais são os diferenciais da areia da SuperQuadra Jundu?

Para chegar à excelência em Pisos Esportivos de Areia, a Jundu tem parceria técnica com Atletas e profissionais do esporte para testar diversas condições de jogos. Assim, todos os atributos são cuidadosamente testados até serem totalmente embarcados nos Pisos de Areia, a fim de se traduzir em bem-estar, conforto e alto nível de performance, elevando a experiência de treino e jogo para os Atletas.

Alguns dos principais atributos do Piso SuperQuadra Jundu são: 

  • maior capacidade de drenagem evitando alagamentos da quadra, possibilitando condições de jogo mesmo em dias de chuva;
  • maior conforto térmico, aumentando o tempo disponível das quadras para jogos e treinos, mesmo em dias muito quentes.
  • o piso é mais fofo e que não compacta com o passar do tempo, condição ideal para o jogo e proporciona uma experiência muito mais prazerosa para o Atleta.
  • devido as suas características minerais e ao seu sistema de beneficiamento e lavagem garante um Piso isento de contaminantes e pedriscos;
  • sua coloração super clara, suja menos pele e roupas. 

Para um Piso de Areia manter a sua qualidade, é muito importante também que as suas características não se alterem com o passar do tempo, como é o caso dos nossos produtos, presente na Linha Resenha, que proporciona jogabilidade equilibrada e jogos mais rápidos, e se traduz em Conforto tanto para jogos de alto nível quanto para aquela Resenha entre amigos. e Torneio, que possui características mais técnicas e é ideal para Box de Treinamentos Funcionais e Atletas que buscam Alta Performance.

Agora que você entendeu que esse tipo de Areia é o melhor para a sua prática de esportes — seja para profissionais, seja para amadores —, vamos falar um pouco sobre as modalidades que você pode praticar.

Quais são os principais esportes de Areia?

Praticar esportes já é bom — mas, na Areia, é melhor ainda. Afinal, você não precisa utilizar calçados fechados e se sente muito mais confortável.

Como se não bastasse, as modalidades são inúmeras, como:

  • futevôlei;
  • vôlei de Areia;
  • tênis de praia, ou beach tennis;
  • treinamento funcional;
  • frescobol;
  • beach boxe, ou boxe de praia.

Para aqueles que querem valorizar o seu espaço de lazer ou só organizar uma diversão com amigos, é possível adquirir um Piso de Areia e montar a sua própria quadra!

Como vimos neste artigo, são muitos os tipos de Areia e vimos também que uma aplicação que está em alta é a Areia para Quadras, que servem para a prática de diversas modalidades de esportes para que ninguém fique sem se divertir.

Gostou do artigo e quer encontrar a SuperQuadra Jundu mais próxima de você? Então, não deixe de baixar o nosso APP disponível para iOS ou Android.

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube