5 principais tipos de piso para quadras esportivas

Para entretenimento ou para treinamento profissional, uma quadra esportiva bem construída faz toda diferença na qualidade do esporte. Um dos principais fatores para isso é o piso utilizado. Dependendo de sua finalidade e do esporte praticado, certos tipos de piso para quadras esportivas podem ser exigidos como parte do projeto.

Para fazer a melhor escolha, o mais importante é saber quais são os tipos de piso disponíveis e em quais situações eles são mais utilizados. Assim, você pode levar em conta as exigências do projeto e encontrar o modelo mais adequado para a sua necessidade.

Quer conhecer os principais tipos de piso para quadras esportivas? Acompanhe a leitura!

1. Asfáltico

Também chamadas de “quadras rápidas”, as quadras com piso asfáltico são bem comuns em condomínios, vilas e outros espaços de uso comum. A vantagem desse piso é que ele pode ser feito diretamente no local, com a pintura aplicada por cima do material de acordo com o esporte a ser praticado, mas exige uma via de acesso aberta para a utilização do maquinário. O piso asfáltico é comum em quadras poliesportivas, de tênis, futebol de salão, entre outras.

2. Concreto ou cimentado

Se a prioridade é apenas economizar nos custos, sem pensar particularmente em qualidade ou durabilidade, então o piso de concreto é a melhor opção. Como o nome diz, é uma superfície cimentada, sem grandes trabalhos adicionais para melhorar a aderência ou promover a segurança. Esse piso é o suficiente para quadras de uso comum, mas pode requerer bastante manutenção no caso de apresentar rachaduras, por exemplo.

3. Resina Acrílico-Vinílica

Esse é o material favorecido por grandes centros esportivos, pois tem melhor nivelamento da superfície e alta resistência ao atrito e impacto — qualidades importantes para quadras que serão usadas por várias pessoas ao longo do tempo para a prática de esportes. É particularmente útil para a construção de quadras poliesportivas em ambientes externos.

4. Saibro

Também chamado de “pó de pedra” ou “pó de tijolo”, o saibro é um tipo de pó fino usado para recobrir alguns tipos de quadra. É o preferido por alguns tenistas, pois sua superfície ajuda a diminuir a velocidade da bola quando ela atinge o chão. Como resultado, os jogos tendem a ser mais lentos. Porém, para manter suas qualidades, esse material precisa ser mantido úmido. Caso contrário, pode começar a endurecer e criar rachaduras.

5. Areia

De todos os tipos de piso para quadras esportivas, o Piso de Areia é ainda o favorito no vôlei e futebol de praia — dois esportes de destaque do Brasil. Para isso, é necessário se atentar para as características da quadra de Areia, que deve ser devidamente peneirada e nivelada, para evitar acidentes e garantir o maior conforto durante o jogo.

A escolha dos tipos de piso para quadras esportivas depende principalmente dos esportes que serão praticados no local e de sua modalidade — profissional ou recreativa. Optando pelos modelos ideais para a sua necessidade, certamente as partidas serão mais prazerosas, seguras e com resultados excelentes.

Quer montar a sua quadra de Areia ideal? Então entre em contato com a SuperQuadra Jundu agora mesmo e conheça as melhores opções para seus esportes!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube