Quais são os principais tipos de protetor solar?

Se você pratica esportes sob o sol com frequência, conhecer diferentes tipos de protetor solar pode ser um fator fundamental para garantir mais segurança à sua pele e um melhor desempenho durante a atividade.

Afinal, mais do que uma simples proteção contra os raios solares, este produto — quando bem escolhido — pode contribuir ainda com diversos outros aspectos, como hidratação, prevenção ao envelhecimento e até mesmo a sustentabilidade do meio ambiente.

Sendo assim, para ajudar você a escolher melhor entre os diferentes tipos de protetor solar, preparamos este post com dicas indispensáveis sobre o tema. Confira!

Por que usar filtro solar?

Usar filtro solar é importante para proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta (UV) emitidos pelo sol. A exposição aos raios UV pode causar queimaduras solares, envelhecimento prematuro da pele, manchas e, em casos mais graves, aumentar o risco de desenvolver câncer de pele.

Na prática, o filtro solar atua como uma barreira para impedir que os raios UV penetrem na pele e causem danos.

É importante escolher um filtro solar adequado para o seu tipo de pele e atividade e aplicá-lo corretamente. Além disso, o protetor deve ser aplicado em quantidade suficiente e a recomendação é ser reaplicado a cada duas horas ou após nadar ou suar muito.

Além disso, é importante lembrar que, mesmo em dias nublados ou frios, os raios UV ainda podem atingir a pele, portanto, o uso do filtro solar é recomendado diariamente.

Quais são os tipos de protetor solar e como eles funcionam?

Os filtros solares funcionam como barreiras para impedir que os raios ultravioleta (UV) emitidos pelo sol penetrem na pele e causem danos. Basicamente, existem dois tipos principais de filtros solares: físicos e químicos. Confira um pouco de cada um deles a seguir.

Filtros físicos

Os filtros físicos, também conhecidos como filtros minerais, contêm substâncias como óxido de zinco ou dióxido de titânio, que refletem os raios UV.

Quando aplicado na pele, o filtro físico forma uma camada protetora que reflete os raios UV antes que eles possam penetrar na pele.

Os filtros físicos são mais eficazes na proteção contra raios UVA, que são os que penetram profundamente na pele, e são menos propensos a causar irritação na pele sensível.

Filtros químicos

Os filtros químicos, como o nome sugere, contêm substâncias químicas que absorvem os raios UV e convertem a energia UV em outra forma de energia, como calor, que é liberado pela pele.

Os filtros químicos penetram na pele e podem proteger contra uma ampla gama de raios UV, incluindo raios UVA e UVB. Esses filtros são, geralmente, mais leves e menos espessos do que os filtros físicos, o que os torna mais fáceis de espalhar na pele.

Muitos filtros solares contêm uma combinação de filtros físicos e químicos para fornecer proteção abrangente contra os raios UV.

É importante escolher o filtro com um fator de proteção solar (FPS) adequado para o seu tipo de pele e atividade, e aplicá-lo corretamente para obter a melhor proteção possível.

Além disso, é importante lembrar que o filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas ou após nadar ou suar, mesmo se for resistente à água, para garantir uma proteção contínua contra os raios UV.

O que significam as siglas do protetor solar: UVA, UVB, FPS e PPD?

Certamente, você já notou algumas dessas siglas em uma embalagem de protetor solar. Para ficar por dentro de seus significados, nós preparamos a seguinte lista:

  • UVA — os raios UVA são um tipo de radiação ultravioleta que penetra mais profundamente na pele. É a principal causa do envelhecimento prematuro da pele e alguns tipos de câncer de pele;
  • UVB — os raios UVB são outro tipo de radiação ultravioleta que penetram menos profundamente na pele e são a principal causa de queimaduras solares e alguns tipos de câncer de pele;
  • FPS — o fator de proteção solar mede a proteção do filtro solar contra os raios UVB. Quanto maior o FPS, maior a proteção contra queimaduras solares. Por exemplo, um FPS 30 significa que levará 30 vezes mais tempo para a pele ficar vermelha do que se a pele não estivesse protegida;
  • PPD — o índice de proteção UVA mede a proteção do filtro solar contra os raios UVA. É mais comumente usado na Europa e é um sistema de classificação diferente do FPS. Quanto maior o PPD, maior a proteção contra o envelhecimento prematuro da pele causado pelos raios UVA.

Quais são as melhores marcas de protetor solar?

Existem muitas marcas de protetor solar no mercado e escolher a melhor pode depender das suas preferências pessoais e necessidades específicas da pele.

No entanto, aqui estão algumas marcas que são conhecidas por oferecerem proteção eficaz contra os raios UV e uma variedade de opções para diferentes tipos de pele:

  • La Roche-Posay — marca francesa conhecida por sua linha de produtos de cuidados com a pele que incluem protetores solares, muitos dos quais são recomendados por dermatologistas;
  • Neutrogena — marca americana que oferece uma ampla gama de protetores solares para diferentes tipos de pele e atividades ao sol;
  • Avène — marca francesa conhecida por seus produtos para pele sensível, incluindo protetores solares formulados para serem hipoalergênicos e não irritantes para a pele sensível;
  • Vichy — outra marca francesa que oferece uma variedade de protetores solares, muitos dos quais são formulados com ingredientes hidratantes e antioxidantes para proteger a pele contra os danos dos raios UV;
  • Bioré — marca japonesa conhecida por seus protetores solares leves e de rápida absorção, que oferecem proteção eficaz contra os raios UV sem deixar a pele oleosa ou pegajosa;
  • Coppertone — marca americana conhecida por seus protetores solares que oferecem proteção de amplo espectro, muitos dos quais são resistentes à água e formulados com ingredientes hidratantes para evitar o ressecamento da pele;
  • Pink Cheeks — marca nacional que é referência em proteção solar, especialmente por sua fórmula resistente à água e ao suor, o que o torna ideal para pessoas que praticam esportes ao ar livre ou se expõem ao sol por longos períodos;
  • Just for you — também brasileira, marca de protetor solar muito comum entre praticantes de esportes de praia, justamente por sua fórmula de alta tecnologia e resistência, além de promover hidratação e outros cuidados com a pele.

Enfim, essas são algumas dicas sobre os principais tipos de protetor solar e a importância de usar o produto de forma rotineira, em especial, para quem é praticante de esportes ao ar livre.

Curtiu? Quer mais dicas para se proteger contra a exposição solar? Então, não perca nosso próximo post e confira 5 cuidados indispensáveis para quem praticar esportes de Areia.

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube