Campo, quadra ou areia: conheça 7 tipos de quadras

O universo do atletismo é muito diversificado, não apenas pelos diferentes tipos de esportes praticados, mas também pelos variados tipos de quadras utilizadas para cada modalidade.

Cada uma dessas modalidades têm regras e padrões específicos de quadra. Ainda que seja apenas para recreação, no caso de escolas e condomínios, é importante que as medidas oficiais sejam seguidas corretamente ou que, pelo menos, uma certa proporcionalidade seja mantida.

Continue a leitura conosco e conheça os 7 principais tipos de quadras esportivas existentes e suas principais características. Boa leitura!

1. Quadra de vôlei

A quadra de vôlei tem medidas específicas, bem como algumas marcações que são fundamentais para o desenvolvimento do jogo.

Suas marcações e linhas determinam as áreas e as zonas — de ataque, de defesa, de saque e a zona livre — mais decisivas para uma partida, assim como a rede que fica na linha central, a qual separa a quadra das duas equipes. Sua altura varia conforme o sexo e a idade dos jogadores.

No caso do vôlei, a quadra deve ter 9 x 18 m e uma rede de 2,45 m de altura para que não seja tão fácil para os jogadores fazerem o bloqueio. Por esse motivo, é que suas medidas precisam ser tão específicas. O piso mais indicado nessa modalidade é o asfáltico.

2. Quadra de futebol de salão

A quadra de futebol de salão, também chamada de futsal, é um retângulo com marcações específicas como a linha de meta, as linhas laterais e a linha central, imprescindíveis em relação ao tamanho da quadra de futebol de salão.

O centro da quadra de futsal é marcado por uma linha que faz a divisão do campo em dois e que determina o início do jogo. Em relação ao círculo maior, ele tem a função de delimitar a distância entre os jogadores que iniciarão a partida.

A quadra esportiva do futebol de salão é de 20 x 36 m, tendo o gol 3 m de largura e 2 m de altura. A modalidade requer piso rígido, para que a agilidade do jogo seja maior.

3. Quadra poliesportiva

A quadra poliesportiva é um espaço de terreno demarcado e preparado para receber diferentes esportes, como basquete, futsal, futebol, vôlei, tênis, entre outros. As dimensões da quadra poliesportiva foram criadas especialmente para aproveitar o máximo possível a prática esportiva.

Em relação às medidas, a quadra deve ter 16 x 27 m. A demarcação dessas medidas é determinada de acordo com as normas internacionais. Cada esporte tem uma cor definida para marcar suas medidas, ou seja, é necessário que as cores sejam diferentes para diferenciar bem os esportes.

O piso pode ser madeira, emborrachado, asfáltico ou cimentado. O branco é usado para demarcar o paddle, o squash, o badminton, o vôlei e o tênis. Já o azul destina-se ao basquete e o amarelo ao handebol.

Para garantir mais segurança aos seus usuários, a quadra poliesportiva precisa seguir alguns parâmetros em suas estruturas, como laterais da estrutura cercadas e rede de proteção na parte superior para que a bola não atinja as pessoas que estão próximas do alambrado e nos arredores.

Vale ressaltar ainda que a quadra poliesportiva é um projeto destinado a locais como condomínios, chácaras, escolas e clubes.

4. Quadra de basquete

A quadra de basquete está entre as quadras esportivas mais conhecidas. Ela tem medidas oficiais registradas, sendo duas linhas laterais, quatro linhas limites e duas linhas de fundo, responsáveis por proporcionar lançamentos importantes durante o jogo.

A quadra de basquete requer um tamanho de 15 x 30 m. É necessário que a cesta esteja a 3,05 m do chão, sendo posicionada a 1,20 m do limite da quadra. Em relação ao piso, o mais indicado para essa modalidade é o asfáltico.

5. Quadra de handebol

A quadra de handebol é retangular com medidas que conseguem comportar a movimentação espaçada dos jogadores que miram nas balizas, ou seja, os gols, como são mais conhecidos.

Esporte bastante praticado nas escolas, a quadra tem 20 x 40m e um gol com 3 m de largura e 2 m de altura. O piso geralmente é o asfáltico, com resina para absorção de impacto por causa dos constantes pulos dos jogadores.

6. Quadra de tênis

A quadra de tênis é uma área retangular, sendo cruzada ao meio por uma rede parcialmente baixa. Ela é dividida em dois lados, uma para cada dupla ou jogador que praticará o esporte.

A quadra de tênis oficial mede 23,77 x 10,97 m e tem uma margem de segurança ao redor mais ampla, formando no geral uma área de 36 x 18 m. No caso dessa modalidade, os pisos mais comuns são os emborrachados ou de saibro. Outro que pode ser utilizado é o asfáltico, como acabamento áspero.

Além disso, é necessário que a quadra esteja marcada e preparada para prática comum e também para duplas.

7. Quadra de Areia

Geralmente, a área em que é construída a quadra de Areia é de, no mínimo, 231 m², onde se forma um retângulo de 11 x 21 m. Nessa área, é necessário que haja um recuo de 1,5 m nas laterais e nas linhas de fundo. No entanto, sem o recuo, esse espaço reduz para 8 x 16 m. Entre os esportes praticados na quadra de Areia, podemos citar o beach tennis e o futevôlei.

A drenagem é essencial na construção da quadra de Areia, sendo o sistema espinha de peixe o mais indicado. Esse sistema tem o papel de preparar o solo para receber a Areia e, depois, absorver toda a água contida na Areia da quadra.

Agora que você conhece melhor sobre os principais tipos de quadras existentes, é importante destacar ainda que os esportes de Areia devem ser praticados em quadras que utilizam Areia de qualidade para garantir a maior segurança das pessoas e reduzir as chances de ocorrências de lesões.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite e siga as nossas páginas nas redes sociais para conferir todas as nossas atualizações: estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube