O que é treinamento funcional e principais benefícios?

Você sabe o que é treinamento funcional? Por mais que não seja uma modalidade tão comum, como a corrida e a musculação, essa atividade tem se popularizado cada vez mais, contando com adeptos em todo o país.

O funcional traz movimentos do corpo que fazem parte da nossa rotina, mas muitos de nós nem percebemos. Ou seja, é provável que até você faça algum exercício desse tipo, sem saber.

Continue com a gente para entender do que estamos falando e quais são os principais benefícios dessa atividade física!

O que é treinamento funcional?

O treinamento funcional é responsável por exercitar o corpo inteiro, e não apenas regiões localizadas. Para fortalecer os músculos de forma integrada, ele mescla vários movimentos naturais que fazemos diariamente. Entre eles, empurrar, correr e agachar.

A partir dessa série de repetições, são desenvolvidos:

  • equilíbrio;
  • força;
  • coordenação;
  • flexibilidade.

O principal objetivo desse tipo de treino é a tonificação dos músculos. Além disso, ele pode ser feito de forma muito mais dinâmica e intensa, e funciona como grande catalisador da perda de peso.

Outras vantagens que os praticantes desse treinamento desenvolvem são o alívio da ansiedade e do estresse, a aceleração do metabolismo e a melhora da postura.

Seja dentro das academias, seja ao ar livre, o treino funcional traz resultados certeiros. No entanto, é importante ressaltar que, para os iniciantes, a recomendação é que os exercícios sejam realizados com o acompanhamento de profissionais de educação física.

Quais exercícios podem fazer parte do treino?

A grande vantagem do treinamento funcional é a possibilidade de praticar os exercícios em qualquer lugar. É possível treinar na academia, na praia, no parque e, claro, na sua própria casa ou em uma quadra de Areia.

Além disso, existem treinos voltados mais para o emagrecimento, e outros para a resistência e a força. Veja alguns exercícios que podem fazer parte do seu dia a dia.

Agachamento

Entre os exercícios que compõem os treinos funcionais, o agachamento é um dos mais conhecidos, já que é bastante simples e trabalha diferentes músculos do corpo. Para executar corretamente, é preciso ficar em pé e deixar as mãos juntas na frente do queixo, com os braços cruzados na frente do peito.

Para finalizar o exercício, basta curvar as costas, inclinar o quadril para trás, flexionar os joelhos, agachando até formar um ângulo de 90 graus. Depois, é só voltar o corpo para a posição inicial.

Burpee

Se o seu foco é o emagrecimento, o burpee é uma ótima alternativa de atividade para treino funcional. Além disso, em longo prazo, ele melhora a resistência cardiorrespiratória e o condicionamento físico.

Para executá-lo, é necessário começar fazendo uma flexão de braço até encostar o peito no chão. Em seguida, basta flexionar o quadril na posição do agachamento e, então, saltar.

Flexão de braços

A flexão de braços gera um gasto energético muito alto. Ela contribui na melhora da postura, ao mesmo tempo que ajuda na realização de movimentos que requerem potência.

Para fazer esse exercício corretamente, primeiro, você deve se deitar no chão de barriga para baixo. Em seguida, basta apoiar as mãos abaixo dos ombros, deixando-as afastadas.

Após, estenda os cotovelos, de modo a subir o corpo todo de uma vez, mantendo as costas retas, mas sempre alinhadas com o tronco. Por último, flexione os cotovelos, retornando quase à posição inicial, porém, sem encostar o corpo no chão, para fazer a repetição do movimento.

Aproveitamento da Areia na prática

Assim como os esportes de Areia, o treinamento funcional pode ser realizado em uma quadra com esse tipo de piso. Quer saber os benefícios dessa escolha? Dê uma olhada:

  • menos impacto nas articulações;
  • mais resistência por causa dos tipos de Areia;
  • aumento da força.

Quais os benefícios do treinamento funcional?

Além de tonificar os músculos, o treinamento funcional é mais complexo que os exercícios de musculação tradicionais de academia. Isso porque ele envolve uma série de capacidades físicas que proporcionam bons resultados para o corpo, de modo geral. Confira, a seguir, as vantagens para quem o pratica!

Fortalece a musculatura

Os exercícios do treino funcional definem o corpo inteiro, não apenas uma parte dele. Dessa forma, não é preciso depender de exercícios específicos para pernas, barriga ou bumbum.

Melhora a postura

Além de tonificar os grupos musculares, o treinamento funcional ajuda o participante a desenvolver consciência corporal. Assim, melhora a sua postura no dia a dia. Logo, os exercícios funcionais contribuem para o hábito de alinhar pescoço, ombros, quadril, entre outros.

Ajuda a emagrecer

O treinamento funcional auxilia na perda de calorias devido ao tempo de duração e a intensidade exigidos durante os exercícios. Dessa forma, ele aumenta a frequência cardíaca, proporcionando a queima de gordura corporal.

Melhora a coordenação motora e o equilíbrio

A maioria dos exercícios funcionais ajuda na melhora da coordenação motora e do equilibro. Isso acontece porque, durante a prática das atividades, o peso do próprio corpo sustenta a realização de cada exercício. Desse modo, eles exigem equilíbrio do praticante para que se mantenha na posição certa.

Melhora a flexibilidade

A flexibilidade é muito praticada no momento do treino funcional. Isso porque enquanto cada músculo é exercitado, também é alongado, já que cada movimento é feito com amplitude total.

Melhora o sistema cardiorrespiratório

O treinamento também é muito importante quando o assunto é o sistema cardiorrespiratório. Um dos motivos é que os movimentos e o ritmo da respiração exigidos durante o treino são ajustados.

Com isso, a capacidade pulmonar do participante é gradualmente desenvolvida, e o coração tem sua resistência melhorada.

É necessário ter cuidado com esse tipo de treino, já que, apesar da quantidade de vantagens, o risco de lesão pode aumentar, à medida que o nível dos exercícios se intensifica. Além disso, quem sofre de alguma doença deve obter liberação médica para iniciar as atividades.

Agora, você já sabe o que é treinamento funcional e quais são seus principais benefícios. Portanto, se você procura por um modelo de atividade diferenciado e dinâmico, mas não tem paciência para manter uma rotina de exercícios repetitivos, vale a pena apostar nessa modalidade.

Aproveite a visita e conheça, também, os 6 principais esportes de Areia e suas vantagens!

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