Saiba como aproveitar o melhor do verão 2023

Depois de alguns anos assustadas e receosas com a pandemia de Covid-19, as pessoas voltam às suas vidas normais, saindo de casa para trabalhar e curtir. Você também é pura animação para curtir o verão 2023?

A estação mais quente do ano é um convite para aproveitar atividades ao ar livre, reencontrando os amigos e familiares e recuperando o contato com a natureza.

Uma das maneiras mais gostosas e saudáveis de curtir o verão é por meio dos esportes, já que eles fazem bem para a saúde física e mental.

Neste texto, vamos mostrar alguns esportes que combinam com o verão, além de trazer dicas de outras formas de lazer e de como cuidar do corpo e da pele nesses dias mais quentes. Confira e divirta-se!

Quais são os esportes que combinam com o verão 2023?

Se você quer sair ao sol e mexer o corpo, mas tem dúvidas sobre quais esportes praticar, veja as nossas dicas e comece o alongamento!

Vôlei de praia

Não é à toa que o vôlei de praia é tão querido e praticado nas cidades do litoral. O esporte é divertido, não necessita de uma grande estrutura ou equipamentos e é perfeito para o convívio social, já que muitas pessoas podem jogar juntas, no maior clima de diversão. Basta um espaço de Areia, uma rede (que pode ser improvisada), uma bola e uma galera animada.

Beach tennis

Já o beach tennis está conquistando o seu merecido lugar no coração dos brasileiros. Na teoria, ele pode ser jogado com uma ou duas pessoas de cada lado da rede, mas a brincadeira pode agregar mais participantes e até crianças.

Atualmente, o beach tennis rompeu os limites das praias e é praticado em diversas cidades Brasil afora, nas quadras de Areia. Se você ainda não experimentou, vale a pena para o seu bem-estar físico e mental.

Slackline

Já faz alguns verões que o slackline se popularizou e ainda segue firme, assim como a sua fita, que desafia os praticantes a fazerem manobras ou, simplesmente, se manterem de pé.

Para praticar, é preciso ter atenção à fita, que pode variar em relação ao material, ao comprimento e à espessura. Se você for iniciante, tenha cuidado com as manobras mais ousadas, que podem machucar.

Futevôlei

Semelhante ao vôlei de praia, o futevôlei é perfeito para reunir uma turma, mexer o corpo e se divertir — ou seja, mente sã em corpo são.

Para começar, basta uma quadra de Areia (improvisada ou profissional), uma rede e uma bola. A regra é tocar na bola apenas com os pés. Nos jogos oficiais, há 2 jogadores de cada lado, mas se o objetivo for curtir, vocês podem adaptar de acordo com o tamanho da galera.

Corrida ou caminhada

Essas são duas das modalidades aeróbicas mais queridas e fáceis de praticar, já que basta um tênis e uma dose de disposição para começar.

Os benefícios da caminhada e da corrida para a saúde são inúmeros, e é possível variar entre elas: começar com a caminhada e passar para a corrida à medida que o corpo ganha mais condicionamento físico.

Quais os principais cuidados com o corpo e a pele no verão?

O verão é mesmo uma delícia, mas o excesso de sol e de calor demanda alguns cuidados. Veja como curtir e se proteger, evitando problemas.

Alimentação

Nos dias frios, é natural que a nossa alimentação seja mais calórica, já que o nosso corpo precisa de mais energia para se manter aquecido. Já no verão, essa necessidade não existe.

Muito pelo contrário! Se comemos comidas mais pesadas, parte do volume de sangue que está atuando na troca de calor vai ser direcionada para o aparelho digestivo. O resultado é aquela sensação de peso, cansaço, sono, mal-estar e mais suor.

Ingestão de líquidos

A hidratação no verão é ainda mais essencial, já que o corpo transpira mais para manter a temperatura adequada. No dia a dia, beber bastante água, em pequenas quantidades e constantemente, já é suficiente.

Mas se você vai praticar alguma atividade física mais intensa, como os esportes que citamos acima, vale a pena apostar em bebidas esportivas e isotônicas, que vão ajudar o organismo a repor os sais minerais e outros nutrientes que são liberados pelo suor.

Pele

É claro que usar o filtro solar adequado e respeitar os horários de exposição ao sol são atitudes essenciais para cuidar da pele no verão. Mas não é só isso!

Hidratar a pele (seja com hidratantes ou outros produtos mais leves, de sua preferência) é muito importante, já que em temperaturas mais quentes a pele sofre com desidratação, queimaduras, ressecamento e envelhecimento precoce.

Por fim, tenha atenção ao uso de repelentes, já que o verão brasileiro (quente e chuvoso) é a época perfeita para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya — doenças que podem matar.

Quais as melhores dicas de lazer durante o verão 2023?

Durante o verão, muitas famílias estão de férias, e ainda tem o feriado de Carnaval. Aproveite esse período para realizar atividades ao ar livre na praia, na cachoeira ou em uma fazenda. O contato com a natureza é essencial para a nossa saúde física e mental.

Além disso, que tal aproveitar o calor do verão 2023 para inovar nas receitas e explorar outros sabores? Se você está longe de casa, aproveite para conhecer a culinária local.

Mas se está no conforto do seu lar, chame a família e criem, juntos, as receitas preferidas de todos: podem ser massas frias, sobremesas geladas ou drinks à base de frutas.

Uma dica: as frutas da estação são sempre as mais saborosas. No verão, elas são o abacaxi, a melancia, a uva, o caju, o melão, a pera e o pêssego.

Viu só quantas coisas boas dá para aproveitar no verão 2023? Desde atividades físicas ao ar livre até receitas refrescantes, tem de tudo para você curtir com a família e os amigos e aproveitar a energia que só essa estação oferece!

E você, como curte o verão? Conte para a gente nos comentários!

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube