Handebol de areia: o que é preciso para adicionar ao seu clube?

O handebol de areia está se tornando cada vez mais popular, tanto que há um movimento para torná-lo um esporte olímpico nos próximos anos. 

Em entrevista ao Globo Esporte, Hristo Boshkoski, diretor da Federação Internacional de Handebol (IHF), contou que haverá um torneio para demonstrar e exibir o handebol de areia já em 2024, nas Olimpíadas de Paris.

A expectativa do IHF é que até 2028, quando ocorrem os Jogos Olímpicos de Los Angeles, a modalidade possa ser classificada como esporte olímpico e disputada pelas seleções mundiais.

Tendo em vista esse cenário promissor, não faltam motivos para adicionar o handebol de areia ao seu clube, concorda? Para saber mais, leia os tópicos abaixo!

Como funciona o handebol de areia?

O handebol de areia é um esporte dinâmico que valoriza o Fair Play, focando na saúde e integridade dos jogadores, no espírito do jogo, na fluidez e no desportivismo.

Assista a uma reportagem do SBT que conta alguns detalhes de como funciona o handebol de areia:

As principais regras do handebol de areia, são:

  • Períodos de jogo: a partida é dividida em dois períodos de dez minutos, com os pontos sendo contados separadamente para cada período;
  • Início do jogo: a partida começa com o árbitro lançando a bola na quadra, permitindo que os jogadores iniciem o set de qualquer lugar dentro da área de jogo;
  • Movimentação com a bola: os jogadores podem dar até três passos com a bola antes de precisarem passá-la, driblá-la, ou fazer um arremesso. Driblar envolve soltar a bola, deixá-la tocar na areia, e então pegá-la novamente;
  • Tempo de contato com a areia: a bola não pode permanecer na areia por mais de três segundos;
  • Pontuação: gols normais valem um ponto. Gols espetaculares (como 360s, alley-oops, ou gols marcados pelo goleiro ou especialista) valem dois pontos;
  • Área do gol: os jogadores não podem pisar na área do gol mas podem entrar nela para fazer um arremesso, desde que a bola seja solta antes de tocarem a areia;
  • Goleiro: o goleiro pode usar qualquer parte do corpo para defender a rede e não está limitado ao número de passos dentro da área do gol;
  • Jogadores: há jogadores que se especializam em funções ofensivas ou defensivas, e outros que desempenham ambas as funções, alternando conforme a posse de bola;
  • Vencedor do período: a equipe com mais pontos ao final de cada período vence. Em caso de empate, ocorre um “gol de ouro”, onde o primeiro time a marcar vence o período;
  • Desempate: se cada equipe vencer um período, a partida é decidida por uma disputa de pênaltis, onde cada equipe tem cinco tentativas para marcar.

 

Destaca-se que a qualidade da areia nas quadras é essencial para a experiência dos atletas, influenciando diretamente na segurança, conforto e performance. 

A areia de qualidade previne lesões e facilita movimentos, além de contribuir para a fluidez do jogo, tornando a prática mais prazerosa e segura para todos envolvidos.

O que é preciso para adicionar ao seu clube?

Para adicionar o handebol de areia ao seu clube, é importante contratar um profissional especializado no esporte, capaz de orientar e treinar os atletas adequadamente. 

Além disso, é essencial construir uma quadra específica para handebol, utilizando areia de qualidade, selecionada para maximizar o desempenho e o conforto dos jogadores. 

Esses elementos garantirão uma experiência segura, agradável e competitiva para todos os envolvidos.

Conheça a areia da SuperQuadra Jundu

A SuperQuadra Jundu compreende a importância de oferecer condições excepcionais para atletas manterem suas rotinas de treino, jogos e ensino. 

Reconhecendo as variadas necessidades dos atletas profissionais e amadores, desenvolvemos duas linhas de pisos de areia: Resenha e Torneio. 

Projetados com e para atletas, esses pisos garantem o máximo em conforto e performance. 

O piso Torneio, com suas características técnicas, é ideal para atletas buscando alta performance e condicionamento físico. 

Já o piso Resenha oferece uma jogabilidade equilibrada, perfeito para todos os níveis de jogo e maximiza a performance em diversas habilidades.

Conte com a SuperQuadra Jundu para adicionar o handebol de areia ao seu clube. Acesse o site e saiba mais sobre os nossos pisos.

Outros conteúdos

equipamentos de beach tennis que não podem faltar no seu clube